Verificação das habilidades de aprendizagem deficitárias em hipóteses diagnósticas de TDAH: relato de experiência

Verification of deficient learning skills in diagnostic hypothesesof ADHD: an experience report

DOI: 10.54033/cadpedv20n6-013

RESUMO As habilidades de aprendizagem são fundamentais para o contexto educacional, uma vez que influenciam diretamente o sucesso acadêmico dos alunos e, também, ao longo de suas vidas. Desta forma, este artigo trata-se de um relato de experiência sobre a verificação das habilidades de aprendizagem deficitárias em casos de estudantes com hipótese do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) predominantemente desatento. Para a coleta de dados foram aplicados testes neuropsicopedagógicos não restritos em uma amostra aleatória de 9 crianças, feminino (n=4) e masculino (n=5). A realização dos testes ocorreu em uma clínica particular na cidade de Ijuí, município brasileiro localizado no Rio Grande do Sul. Observou-se que os desempenhos foram deficitários emhabilidades auditivas e nas funções executivas, seguida dos aspectos emocionais. Estudos anteriores de diferentes autores vieram a corroborar com o resultado dessa pesquisa.

Palavras-chave: habilidades de aprendizagem,TDAH,habilidades auditivas,função executiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *